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Google+: como usar a rede para promover seu negócio

Embora já tenha sido muito popular aqui no Brasil, o Orkut, rede social do Google nunca fez muito sucesso lá fora. Por isso, em 2011, a empresa resolveu fazer uma nova aposta e lançou o Google+.

Apesar de não tirar o sono do Facebook – pelo menos por enquanto –, a rede trouxe novidades.

A empresa de turismo CVC, por exemplo, usa a funcionalidade de chamadas online com vídeos ao vivo do Google+, o Hangout, para tirar dúvidas e vender pacotes de viagens aos clientes e treinar revendedores de todo o país.

Para a empresa, a possibilidade de oferecer um contato face a face com o cliente é o grande atrativo.

Quer saber como aproveitar os recursos do Google+ para promover sua loja virtual? Aqui vão algumas dicas úteis:

Crie uma PlusPage

Crie um perfil na rede e monte a sua PlusPage (a página profissional do Google+), incluindo informações sobre o ramo de atividade da sua empresa. Depois, coloque o endereço de seu site e personalize o perfil com imagens caprichadas. 

O passo seguinte é pedir ao Google para que faça a verificação de sua PlusPage. A empresa diz que isso é importante porque assegura sua identidade oficial no Google e libera alguns recursos importantes, como visibilidade na pesquisa do Google.

Solicite uma URL personalizada

As empresas podem pedir ao Google para ter um endereço personalizado na rede social, como +Cocacola ou +RedBull, para facilitar a navegação. Solicite a sua.

Defina seus círculos

Na rede social do Google, é possível criar círculos de contatos. No caso da sua página profissional, você pode criar um grupo de fornecedores, um círculo de clientes ou de qualquer outro tema que possa ser relevante.

Uma dica é agrupar os contatos por interesses. Se sua loja online vende artigos esportivos, por exemplo, vale criar um círculo para maratonistas, outro para quem é surfista e assim por diante. As mensagens poderão ser direcionadas para cada grupo específico.

Explore diferentes formatos de interação

Compartilhe vídeos, fotos, notícias e outras informações relevantes com seus seguidores e fãs. Usar perguntas é uma maneira muito eficiente de incentivar a interação de maneira natural. 

O Google+ também possui uma funcionalidade interessante que sua loja pode explorar: o Hangout. A ferramenta permite fazer chamadas online em vídeo gratuitamente. Uma boa ideia é trazer especialistas no ramo de atuação de sua loja para conversar com os clientes.

Se sua loja vende suplementos alimentares, por exemplo, você pode chamar um nutricionista para tirar dúvidas dos clientes. Depois do fim da transmissão, é possível disponibilizar o conteúdo no YouTube.

Parece interessante? Então que tal dar uma “circulada” por lá? Depois volte aqui e conte como foi sua experiência.

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