#!vm;utf-8 10 mandamentos para organizar melhor o dia a dia da sua empresa – UOL HOST Academia GESTÃO DE EMPRESAS

10 mandamentos para organizar melhor o dia a dia da sua empresa

Ter seu próprio negócio exige esforço e dedicação e, acima de tudo, organização. Um negócio bem organizado torna sua vida mais fácil e lhe permite maximizar os resultados.

Ter as rédeas das finanças da empresa firmes em suas mãos e o controle de tudo o que se passa no seu empreendimento é fundamental para que você tome as decisões que vão levar seu negócio adiante e fazê-lo prosperar.

Por isso, trouxemos diretamente do Monte Sinai do empreendedorismo dez mandamentos que vão ajudá-lo a organizar melhor sua empresa e a tocar seu negócio adiante. Vamos a eles.

1 - Separe as finanças pessoais das contas da empresa

Pode parecer uma dica óbvia, mas a clássica imagem do empreendedor tirando dinheiro da conta da empresa para fazer o supermercado é mais comum do que se imagina. Não faça isso sob hipótese nenhuma. É o caminho para o descontrole e, muito possivelmente, para o fracasso.

Mantenha contas bancárias separadas. Se for usar cartões de crédito, escolha um ou dois, no máximo, para uso exclusivo da empresa. 

2 - Controle suas finanças

Fique de olho na sua conta bancária. Saiba quanto deve entrar e quanto deve sair para poder se planejar e evitar ficar a descoberto. A receita é a mesma usada nas finanças pessoais. Não gaste mais do que pode pagar.

O controle de receitas e despesas é crucial para qualquer negócio, mesmo que a área financeira não seja sua atividade principal. Você necessita de dinheiro para fazer seu negócio crescer e precisa que seu negócio gere lucro para que você possa se manter. 

Por isso, é importante ter controle sobre o dinheiro que entra e o que sai. Não perca isso de vista.

3 - Use um software financeiro

Coloque a tecnologia para jogar em seu favor. Procure um software que o ajude a controlar as finanças da sua empresa, de acordo com as necessidades específicas do seu negócio. Aplicativos online são uma boa opção para quem está começando.

4 - Separe o pessoal do profissional

Não é só nas finanças que as bolas podem se confundir. Separe completamente suas atividades como empreendedor das atividades como pessoa física.

A lógica é simples. Da mesma forma que um empregado não deve resolver problemas pessoais durante o expediente, o empreendedor também deve evitar esta armadilha.

Disciplina é a palavra-chave. Se você trabalha em casa, então, ela é fundamental. Reserve um tempo para as atividades da empresa e seja rigoroso com isso.

5 - Arquive seus documentos

Por mais arcaico que possa parecer para um negócio online, ter um arquivo com seus documentos vai economizar seu tempo e o ajudará a evitar problemas com eventuais fiscalizações.

A legislação brasileira exige, em muitos casos, que determinados documentos fiquem arquivados por anos e, se você não os tiver em arquivo, pode arrumar uma encrenca.

6 - Seja capaz de encontrar seus documentos

Não adianta apenas pegar os papéis e jogá-los numa gaveta. Você precisa separar os documentos em categorias, em anos, da forma que achar mais fácil.

Desta forma, quando precisar de qualquer papel – documentos, contratos, notas fiscais − conseguirá encontrá-lo rapidamente e sem dor de cabeça.

Essa atitude simples vai ajudar você a se concentrar na parte mais importante do negócio e evitar que perca mais tempo com a burocracia que o necessário.

7 - Controle seu estoque

Se o seu negócio é uma loja online, este é o feijão com arroz. Saber quais produtos você tem em estoque e em qual quantidade o ajuda a se livrar de saias justas, como vender um produto que não poderá entregar no prazo porque não há mais em estoque e você não sabia.

Uma falha como essa pode afastar a clientela e acabar com sua reputação. Por isso também é importante manter os registros de suas vendas. Isso vai auxiliá-lo na hora de ir às compras para manter seu estoque abastecido.

8 - Defina prazos

E mais importante que isso: cumpra os prazos que definiu. Isso vale até mesmo, e principalmente, se você é o único funcionário de seu negócio.

Definir prazos e se comprometer a cumpri-los é a melhor maneira de evitar que distrações afastem você do seu objetivo.

Também é uma estratégia para que as coisas realmente aconteçam na sua empresa e no momento certo.

9 - Planeje

Evite o improviso. Invista tempo planejando seus próximos passos. Estabeleça metas, saiba o que precisa fazer para que elas sejam atingidas e o que virá pela frente, quando elas forem alcançadas.

Planejar permite a você decidir com antecedência quais caminhos sua empresa vai seguir e em que parte do trajeto está atualmente.

Embora a flexibilidade seja uma qualidade na hora em que você tem de lidar com situações difíceis e inesperadas, os maiores casos de sucesso em qualquer setor do empreendedorismo não são famosos por terem chegado longe na base do jeitinho.

10 - Tenha métricas para medir desempenho e resultados

Você só conhece o que pode medir. Tenha métricas claras e objetivas para medir os resultados de suas estratégias. Só assim conseguirá fazer um ajuste fino e saber o que funciona e o que não serve para o seu negócio. 

 

Colocando em prática as dicas acima, o dia a dia à frente da sua loja virtual será mais organizado e produtivo. Conhece outros truques que ajudam a colocar ordem na rotina? Compartilhe aqui conosco! 

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